Paz com Deus
5 Coisas que cada pai deve fazer

5 Coisas que cada pai deve fazer

Ser pai, por vezes, pode ser assustador.

Há momentos em que não fazemos ideia do que estamos a fazer. Fraldas. Perguntas difíceis. Disciplina. Carinho. Outras vezes, sentimo-nos como se tivéssemos recebido a caneca “O melhor Pai”.

Mas, quer ganhes ou não o prémio da paternidade, já recebeste um dos maiores dons que existem – uma criança para orientar e dirigir, moldar e ensinar, criar e alimentar. Então, como podes fazer isso da melhor maneira?

Deus é o melhor exemplo de paternidade que temos. Podemos aprender sobre Ele na Bíblia, que é o melhor guia para a vida que existe.

Aqui estão algumas coisas que a Bíblia – e o próprio Deus – tem a dizer aos pais. Afinal de contas, porque não aprender com os melhores?

Dá atenção.

Quando os Seus seguidores pensaram que Ele tinha coisas melhores para fazer, Jesus acolheu as crianças de braços abertos. Ele deu-lhes atenção e reservou tempo para elas. O teu trabalho ou passatempos podem ir e vir, mas investir nos teus filhos não tem preço. E eles não serão crianças por muito tempo…

Sê um exemplo.

Isto pode parecer fácil, mas não te podes esquecer que tens alguém a olhar para ti. Isso é o que as crianças fazem, e eles crescem com isso. Queres que os teus filhos sigam os teus passos? Segue o exemplo de Jesus e procura ser amoroso, perdoador, firme e justo.

Capacita os teus filhos.

Deus orienta-nos e dá-nos sabedoria. Ele também é compassivo e quer o melhor para nós. Encoraja os teus filhos. Dá-lhes o teu apoio. Ensina-os e orienta-os. É preciso paciência – e pode até trazer-te alguns cabelos brancos – mas eles vão agradecer-te por isso.

Não o faças sozinho.

Ser um homem não é provar aos outros que és forte e capaz. Isso é ego (egoísmo). Ser um homem e, especialmente, ser um pai, é saber o quanto dependes de outros para fazer bem o teu trabalho. Particularmente, o quanto dependes de Deus. Tu não está destinado a fazer isso sozinho.

Ora.

Orar é falar com Deus, e já referimos que Ele é o melhor assistente pessoal que jamais poderás ter. Fala com ele sobre os teus filhos. Pede-lhe forças e a sabedoria que precisas para seres um bom pai. Até Jesus orou ao Seu Pai – por isso se percebe como é importante.

Deus quer ajudar-te, não só a ser um bom pai, mas em todas as áreas da tua vida. Ele ama-te e quer restaurar o Seu relacionamento contigo. Podes ter isso hoje mesmo. Continua a ler:

 

1. Deus ama-te e tem um propósito para ti!

A Bíblia diz: “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único [Jesus Cristo], para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna.” (Evangelho de João 3:16)

Jesus disse: “… eu vim para dar vida, e com abundância.” (João 10:10) — uma vida completa e com um propósito.
Mas há um problema:

 

2. O Homem é pecador e está separado de Deus

Todos fizemos, pensamos ou dissemos coisas erradas, a que a Bíblia chama “pecado”. A Bíblia diz: “Todos pecaram e estão privados da glória de Deus.” (Romanos 3:23). O resultado do pecado é a morte, a separação espiritual de Deus (Romanos 6:23).

As boas notícias são:

 

3. Deus enviou o seu Filho para morrer pelos teus pecados!

Jesus morreu no nosso lugar para que pudéssemos viver com Ele eternamente.
“Mas Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8).
Mas a Sua morte na cruz não foi o fim. Ele ressuscitou e está vivo hoje! “Cristo morreu pelos nossos pecados,… foi sepultado, e três dias depois ressuscitou dos mortos, conforme as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3-4).

Jesus é o único caminho para Deus. Ele disse, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).

 

4. Queres receber o perdão de Deus?

Não podemos ganhar a salvação; somos salvos pela graça de Deus quando colocamos a nossa fé no Seu Filho, Jesus Cristo. Tudo o que precisas fazer é admitir que és um pecador, crer que Cristo morreu pelos teus pecados, e pedir o Seu perdão.

Ele conhece-te e ama-te. Para Ele importa a atitude do teu coração e a tua honestidade. Sugerimos-te que faças uma oração como esta para receber Jesus como teu Salvador:

 

ORA AGORA

Senhor Jesus,

Arrependo-me dos meus pecados e peço que me perdoes.
Creio que morreste na cruz por mim e ressuscitaste dos mortos.
Confio em ti e recebo-te como meu Senhor e Salvador.
Guia a minha vida e ajuda-me a fazer a tua vontade.
Em teu nome, Amém.

Fizeste esta oração?

Sim, fiz esta oração Não, mas tenho perguntas